Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades
Departamento de Letras Estrangeiras
Programa de Extensão GEPPELE
I Colóquio do GEPPELE
Novos rumos na formação do professor de espanhol: Políticas Linguísticas e Ensino de E/LE na escola.
APRESENTAÇÃO
O GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola, centrando preocupações relativas ao ensino de E/LE e a formação dos professores de espanhol, realizará o I Colóquio do GEPPELE.
O evento tem como objetivo principal promover uma discussão entre lingüistas aplicados, professores da rede pública e particular, alunos do Curso de Letras e representantes das Secretarias de Educação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, acerca de questões relacionadas ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na escola, as políticas linguísticas e a formação de professores, bem como de sua localização como parte dos estudos da Lingüística Aplicada (LA).
Da mesma forma, refletir-se-á sobre as diferentes práticas do professor de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e se propiciará discussão sobre o ensino de E/LE a partir de resultados de pesquisas em LA. Finalmente, o encontro visa discutir sobre a formação inicial e continuada do professor de E/LE.
PROGRAMAÇÃO
A programação contará com a realização de palestras, mesas redondas, plenária, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos. O evento ocorrerá durante três dias: de 24 a 26 de novembro de 2010. Prevêem-se: duas palestras; duas mesas-redondas, uma plenária; cinco minicursos e duas oficinas, além de apresentações de trabalhos e de grupos culturais. Haverá, ainda, um lançamento de livro organizado pelos professores participantes do GEPPELE, de outros grupos de estudo e pesquisadores de outras IES.
GRUPOS DE TRABALHO
As pessoas interessadas em apresentar trabalhos deverão se inscrever em um dos dez GT’s abaixo listados:
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
Comunicações individuais: comunicações orais de 15 minutos, seguidas de um período de 5 minutos para perguntas e discussão. As propostas serão agrupadas pela Comissão Científica do Colóquio de acordo com os GT’s do evento.
INSCRIÇÕES
Poderão participar do I Colóquio do GEPPELE professores universitários e da educação básica (rede pública e privada de ensino), alunos de Graduação e de Pós-Graduação e pesquisadores de áreas afins. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição com seus dados e enviar para o e-mail do colóquio: Icoloquiogeppele@gmail.com.
|
A 1ª chamada para inscrição de trabalhos ocorrerá de 15/08 a 17/09/11. Os interessados devem enviar os resumos para o e-mail: Icoloquiogeppele@gmail.com. Depois do recebimento da carta de aceite, deverão realizar depósito bancário com o valor da inscrição e enviar o comprovante para o mesmo e-mail. Os alunos de graduação ou pós-graduação deverão enviar também o comprovante de matrícula que comprove o vínculo com instituição de ensino.
Todos os participantes inscritos podem apresentar trabalhos para os Grupos de Trabalho desde que estes estejam de acordo com a temática do Colóquio. Os valores da inscrição encontram-se abaixo relacionados.
Valores (expressos em reais)
COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Chama de Trabalhos | Professores | Doutorandos | Mestrandos | Graduandos |
1ª Circular | 60,00 | 50,00 | 40,00 | 30,00 |
2ª Circular | 70,00 | 60,00 | 50,00 | 40,00 |
SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
3ª Circular (apenas ouvintes) | 50,00 | 40,00 | 30,00 | 20,00 |
Observação: Em nenhuma hipótese será devolvido o valor de inscrição.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS
Resumos:
Título da comunicação individual, dados completos do autor (nome do autor da proposta, endereço eletrônico), incluindo o resumo da comunicação individual.
Texto: mínimo de 200 palavras e máximo de 400 palavras, sem contar o título, incluindo-se eventuais notas e referências bibliográficas, apresentado em formato Windows Word 97-2003, fonte 12, Times New Roman. Forma de apresentação: título do trabalho em caixa alta, centrado; na linha abaixo, à direita, o nome do autor seguido do nome da Instituição a que pertence, digitado por extenso, apenas a primeira letra de cada palavra em maiúscula, o restante em caixa baixa, na linha abaixo o e-mail do autor. Duas linhas seguintes, deverá vir o texto. Conteúdo: os resumos devem apresentar os objetivos, metodologia, base teórica e resultados/ discussões.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS
Observações gerais:
- Todos os participantes inscritos poderão enviar o artigo completo referente à sua apresentação para ser publicado nos anais.
- A publicação será feita no suporte CD-ROM.
- O artigo deverá ser enviado já totalmente revisado e em Word .doc (Versão 97 – 2003). Não serão aceitos arquivos em outro formato.
- Não haverá revisão pela comissão organizadora do artigo enviado, sendo o texto de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Antes de ser enviado, o autor do texto deverá certificar-se de que o texto está definitivamente revisado, pois não serão aceitos arquivos de substituição em nenhuma hipótese. Pedimos, então, especial atenção antes de enviarem o texto e de não insistirem junto à comissão organizadora para eventuais substituições do arquivo. Essa norma é indiscutível, pois visa a uma boa organização desse trabalho que conta, sobretudo, com voluntários.
Normas editoriais:
- O arquivo (obrigatoriamente em .doc Word 97 – 2003) contendo o texto completo deverá ser enviado por e-mail para o endereço: Icoloquiogeppele@gmail.com
- O assunto da mensagem que encaminhará o artigo deverá vir da seguinte maneira: Artigo de seguido do nome completo do autor (e co-autores quando houver) como no exemplo: Artigo de Cícero Anastácio Araújo de Miranda.
- Normas para digitação do texto: letra Times New Roman, 12, espaço 1,5, estilo normal, alinhamento justificado.
- O título do artigo deverá vir em letra Times New Roman 14, em negrito, todo em letra maiúscula, margem centralizada.
- Duas linhas abaixo do título, colocar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), em letra maiúscula, alinhamento margem direita, e, na linha abaixo (espaço simples e também alinhamento margem direita) a Instituição (também todo em letra maiúscula) a que pertence (de forma abreviada, se possível).
- Será obrigatório um resumo (em língua inglesa ou em língua espanhola), que deverá ser colocado duas linhas após o nome da instituição a que pertence. O resumo deverá ser seguido da palavra RESUMO e seguido também de dois pontos (:). O resumo (e a palavra RESUMO) deverá vir em espaço simples, Times New Roman, 10, alinhamento justificado. O resumo deverá ter, no mínimo, 100 e, no máximo, 250 palavras.
- O texto em si (ou o corpo do texto) deverá vir duas linhas abaixo do resumo e deverá ser redigido em língua portuguesa ou em língua espanhola.
- Citações textuais com mais de 4 linhas deverão ser destacadas com recuo de margem esquerda (2,5 cm – pressionar duas vezes a tecla TAB), espaço simples e letra Times New Roman, 10. Número máximo de páginas, incluindo referências bibliográficas: 15 páginas. Não haverá limite mínimo de páginas.
- As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva (não bibliográficas). As referências bibliográficas devem vir ao final do artigo.
- A citação de fontes bibliográficas, entre parênteses, no próprio texto, deverá seguir o sistema “autor, ano e página”. Exemplo: (MIRANDA, 2004, p. 80).
- As referências bibliográficas, no final do texto, deverão obedecer às normas da ABNT.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação Geral
Prof. Cícero Miranda - UFC
Profª. Valdênia Falcão - UFC
Comissão Científica
Prof. Msdo. Cícero Miranda - UFC
Profª. Ms. Germana da Cruz Pereira – UFC
Profª. Dra. Inês Cardoso – UFC
Profª. Kélvya Freitas – UAB/ UFC Virtual
Prof. Msdo. Lucineudo Machado – UERN
Profª. Dra. Lívia Baptista – UFC
Profª. Ms. Márcia Ferreira – UERN
Profª. Dra. Massília Dias – UFC
Profª. Esp. Regiane Cabral – UERN
Profª. Esp. Tatiana Carvalho – UERN
Equipe de trabalho
Dilne Cleia Freitas dos Santos
Gerlylson Rubens dos Santos Silva
Yashmin Michele Ribeiro de Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário