quinta-feira, 24 de março de 2011

Início das Atividades do GEPPELE

Estamos dando início às atividades do “GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola” e gostaríamos de contar com a sua colaboração. O primeiro encontro presencial do GEPPELE acontecerá dia 28/03, no Auditório José Albano, às 18:30, no térreo do DLE/UFC, no Campus do Benfica. Na ocasião, faremos a apresentação oficial do grupo, explicaremos o funcionamento, o modo de inscrição e a agenda para o ano em curso.

O GEPPELE é um grupo de estudo e pesquisa ligado ao CNPQ e também um Projeto de Extensão da UFC. Temos como público alvo alunos graduandos e/ou pós-graduados em Letras/Espanhol e professores de língua espanhola. Objetivamos promover o encontro entre profissionais que já atuam e aqueles que estão em processo de formação em ensino de língua espanhola, de forma que nessa interação possam ser levados e estimulados a refletir a respeito de sua prática, bem como acerca dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e sobre a relevância de sua atuação no e para o contexto educacional brasileiro.

Serão temas de nossas discussões:

  1. ·         Formação de professores, políticas lingüísticas e pluralismo linguístico;
  2. ·         A linguística aplicada ao ensino de espanhol língua estrangeira;
  3. ·         As representações dos professores e suas implicações no ensino de E/LE;
  4. ·         A formação do professor de E/LE numa perspectiva crítico-reflexiva;
  5. ·         Papel e função do ensino de línguas no contexto escolar e documentos orientadores desse ensino;
  6. ·         Competências, habilidades e saberes do professor de línguas;
  7. ·         O ensino de espanhol e a acessibilidade para pessoas com deficiência;
  8. ·         Materiais didáticos, novas tecnologias e tecnologias educativas;
  9. ·         Gêneros, letramento crítico, compreensão e produção escrita;
  10. ·         Avaliação e prática docente: construção de conceitos, ferramentas e procedimentos;
  11. ·         Visões da língua espanhola: unidade e diversidade;
  12. ·         Relações entre língua, identidade e sujeito;
  13. ·         Relações interculturais e interlinguísticas;
  14. ·         Espanhol para fins específicos, vestibular e outros contextos de ensino;
  15. ·         Formação de professores de espanhol e ensino a distância
  16. ·         Ética, cidadania e ensino de espanhol no contexto brasileiro e latino-americano;

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